O Turbo Pascal (TP)  é um ambiente de desenvolvimento integrado e um compilador para a linguagem de programação Pascal.
O desenvolvimento do compilador TP, pela Borland, teve grande importância no sucesso da linguagem Pascal, já que ele não era um simples compilador, mas um ambiente de desenvolvimento, onde se podia construir e depurar o código, o que foi uma novidade para a época. Devido a sua grande utilização a linguagem de programação Pascal foi incorporando as novas tecnologias da área de linguagens de programação, como por exemplo a orientação a objectos, o que deu origem a uma versão da linguagem popularmente conhecida como Object Pascal (esta versão foi implementada junto com o IDE Delphi da Borland).
O TP foi um produto comercial em que era necessário adquirir uma licença de uso para utilizá-lo. Agora está livremente disponivel para download na internet.
A sua primeira versão foi realizada em 1983 no mercado americano. Na época seu preço de venda era 49.99 dolares. Mais tarde, em meados dos anos 90, apareceu uma versão da Linguagem Pascal, mas por parte da Microsoft, o Microsoft Pascal. Este tentou fazer a concorrencia ao TP que na época já estava na versão 5.5. O Microsoft Pascal foi superado pelo Turbo Pascal 5.5 devido à sua boa qualidade e baixo preço.
Em 1995 a Borland deixou de desenvolver o TP. (WIKIPÈDIA, 2012)

Saiba mais sobre o TP, clicando aqui…

O TP 7.0, apesar de ser pouco (ou quase nada) utilizado comercialmente -atualmente-, nas faculdades ele é de grande ajuda. Contando, alguns alunos sentem dificuldades para achar esse programa na internet, -é mais fácil achar similares dele, como o freepascal-.

Enfim, por perceber essa dificuldades de colegas na faculdade, e como eu tenho ele aqui, decidi compartilhar. Nem só para meus colegas de faculdade, mas também para quem tem interesse em ter o TP em casa. Segue abaixo também uma apostila bem interessante sobre o Pascal, que me ajudou bastante durante as aulas.

Façam bom e uso e aprendam bastante!!

Turbo Pascal- Download.

Apostila- Download.